Os perigos de silenciar as EMOÇÕES.
Silenciar emoções pode causar mal ao seu corpo.
Os perigos de silenciar as EMOÇÕES. Entenda melhor.
A famosa frase de Freud “as emoções reprimidas nunca morrem, são enterradas vivas e saem mais tarde da pior forma” já nos mostrava a importância de expressar as emoções, sendo muito perigoso silenciá-las.
É muito comum silenciar as emoções, por simples desconhecimento de como expressar, por medo de ofender alguém, porém o medo de ofender o outro é percebido como uma ofensa própria, você engole o que poderia expressar. Assim, engolir os afetos acaba causando danos físicos e emocionais.
Algumas vezes você já deve ter ficado com raiva, porque alguém não fez o que você queria. Mas você já parou para pensar quando foi que você demonstrou suas emoções? Afinal, ninguém tem bola de cristal para adivinhar o que a outra pessoa está pensando.
As emoções, assim como os limites, necessitam ser descobertos e mostrados.
Você já foi magoado por alguém? Como aquela pessoa sabia se estava ou não te machucando?
Uma coisa muito importante para começar ainda hoje: é não esperar que o outro perceba ou adivinhe o que você sente ou pensa.
A psicoterapia feita com uma psicóloga te ajuda a identificar o que te faz mal. Esse é o primeiro passo para começar expressar as emoções de maneira saudável. Após identificar o que te faz mal, o próximo passo é expressá-las. Você pode começar demonstrando para pessoas mais próximas e que você sente segurança.
Só para exemplificar
Se você pegar uma bexiga e encher muito, a princípio, será só uma bexiga bem cheia, ao passo que você enche cada vez mais e mais, como resultado a bexiga irá estourar. Sob o mesmo ponto de vista são os seres humanos, uma vez cheios de afetos e impossibilitados de expressar, podem acabar estourando, com isso digo sobre doenças como alergias de pele, doenças de coração, estresse, ansiedade e tantos outros sintomas que podem estar presentes no silenciamento das emoções. Para aprender a reconhecer suas emoções fale agora com a psicóloga.
O corpo sofre e a mente adoece.
Dores de cabeça, dores de estômago, dores na barriga, diarreia, bem como problemas cardíacos podem ser sinais que você está silenciando suas emoções. Estudos afirmam que a raiva silenciada, pode estar associada ao risco provável de sofrer um ataque do coração.
Quanto mais você silencia as suas emoções, maior os riscos de sofrimento.
Como reconhecer e expressar suas emoções de maneira saudável e evitar o adoecimento?
A incapacidade ou dificuldade em dizer o que sente é classificado como alexitimia. A pessoa não consegue descrever suas emoções, sentimentos e reações corporais.
1 – Reconheça sua emoção e o que elas causam em você.
2 – Determine limites, pois todos temos limites.
3 – Diga o que você sente sem prejudicar o outro, ou seja, use a empatia.
4 – Procure uma maneira assertiva de aliviar sua emoção, assim você cuida da sua saúde.
5 – Procure o autoconhecimento, em outras palavras, a psicoterapia pode te ajudar.
Benefícios do autoconhecimento
- Reconhecer seus limites, identificar as suas emoções, nomeá-las e conseguir expressar de forma saudável
- Evitar adoecimentos
- Ter relacionamentos mais saudáveis e maduros.
- Estabelecer relações com respeito
- Melhora da autoestima
- Compreender melhor seus sentimentos
- Ensinar sobre emoções para as crianças
Psicoterapia online pode te ajudar no autoconhecimento, saiba mais clique aqui.
Eu posso te ajudar
Eu posso te ajudar a entender melhor o que acontece aí dentro. Podemos conversar sobre relacionamento, ansiedade, depressão, angústias, dores, sofrimento, carreira, entre tantos outros assuntos. Fale agora comigo, agenda sua sessão de psicoterapia.