Mas afinal, o que é depressão?
Considerada o “mal-do-século” a depressão apresenta sintomas como falta de interesse pelo mundo externo, diminuição dos sentimentos de autoestima, em alguns casos a pessoa refere a si com auto acusações, sentimento de culpa e vergonha também podem estar presentes, prazer diminuido em atividades que antes erma prazerosas.
Depressão é um mal-estar psíquico, no qual a pessoa não se sente segura em seu mundo interior, às vezes é difícil encontrar sentido para vida, parece que algo desconhecido foi perdido. A pessoa deprimida tem consciência de se sentir horrível.
Quem sofre com os sintomas da depressão enfrenta momentos marcados pela insuficiência e pela perda do sentido da existência, carregando consigo um profundo sentimento de ser incapaz de enfrentar a luta pela existência diaria.
As pessoas que sofrem com a depressão, por vezes, não mostrarão tristeza. Elas trabalham, namoram, vão à festas, fazem atividade física, tem filhos e muitas outras coisas comuns. Muitas vezes, por medo ou desconhecimento acabam se fechando e não falam sobre o assunto.
Não é indicado desejar e sugerir que a pessoa deprimida fique bem e pense positivamente, nem dizer: “Olha como o dia está lindo!” Para a pessoa deprimida nada está lindo, pelo contrário, está tudo acinzentado e empoeirado.
Falar é a melhor opção!
Sempre!
Se você conhece alguém com depressão, saiba que você pode ajudá-la indicando um profissional da saúde mental, como uma psicóloga (o) ou psiquiatra. .
Se você sofre com a depressão, procure ajuda, você não precisa estar só nesta caminhada.
Referência: Urania Tourinho Peres. Depressão e Melancolia. 2010 .